PLANEJAMENTO FINANCEIRO



PROJEÇÕES DE RESULTADOS
   
  Será efetuado uma análise de projeções de demonstrações financeiras, cujo resultado será avaliado  para implantação de qualquer projeto. Dentro desta perspectiva, iremos analisar aspectos econômicos, demonstrativos financeiros e contábeis que podem influenciar na projeção de resultados, verificaremos a importância do controle orçamentário e financeiro para a maximização de valor da empresa. Toda elaboração de planos e orçamentos contribui para a realização dos objetivos da empresa, porém é importante ressaltar que não há planejamento sem controle. Durante o gerenciamento do custo é feito um controle, onde acompanha se o planejado está sendo executado. É possível, através de análise financeira do projeto, criar indicadores de desempenho, que podem atuar na tomada de decisões. Os principais indicadores de projetos são:
  • VPL - Valor Presente Líquido. (maior projeto é de maior VPL).
  • TIR - Taxa Interna de Retorno. (mostra a atratividade do investimento no projeto).
  • Período Payback. (conhecido como ponto de equilíbrio e mostra em quanto tempo os investimentos darão retorno).
  • Análise Horizontal. (Avalia a evolução de vários itens das demonstrações financeiras em série temporais, ou seja, em intervalos sequenciais de tempo.
  • Análise Vertical. (Dar uma deia da representatividade ou importância de um determinado item ou subgrupo, tomando o total ou subtotal como base. É especialmente utilizada na avaliação da demonstração de resultado o exercício(DRE).
  • Liquidez Corrente. (Indicador que mede a capacidade da empresa de pagar suas obrigações de curto prazo).
  • ROA também chamado de ROI. (Retorno sobre o Investimento, mede a eficácia da empresa em gerar retornos a partir dos ativos disponíveis).
  • ROE, mede o retorno sobre o investimento dos acionistas.
  • Método de Custeio por Absorção. (É o método efetivamente regulamentado e aceito para fins de imposto de renda).
DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADO DO EXERCÍCIO

  DRE monstra o resultado (lucro ou prejuízo) de um determinado período e sua periodicidade pode ser mensal ou anual. Constitui um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa e é apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo).

   A incerteza que permeia a abertura de um novo negócio implica nas decisões ligadas ao empreendimento e a expectativa dos consumidores. É de suma importância que ocorra um planejamento detalhado sobre o empreendimento, seu mercado, a demanda da região em que se implantar a viabilidade do projeto com seu público-alvo. Para haver investimentos sem riscos, um dos fatores a serem considerado é a análise de viabilidade econômica. Porém a análise de sensibilidade permite que a organização crie cenários com a finalidade de ajustar o orçamento disponível do projeto às eventualidades futuras.




Postagens mais visitadas deste blog

GESTÃO DE RISCOS

GESTÃO DE PROJETOS

VAMOS FALAR DE GESTÃO EM PROCESSOS?

Nome

E-mail *

Mensagem *